segunda-feira, 2 de abril de 2012

Chocolate com Pimenta - Capítulo 01

Cena 01/Sul do Brasil/Casa de Ana Francisca/Interior/Dia/1922
O pai de Ana Francisca descobre que o coronel Leitão veio grilar suas terras e acorda a filha :
JOSÉ- Aninha , aninha acorde minha filha !
ANINHA- O que foi pai ?
JOSÉ- O coronel Leitão veio grilar nossas terras ! Foge minha filha , foge !
ANINHA- Não pai temos que lutar pelo que é nosso.
JOSÉ-Foge não dá mais tempo. Foge. Mas promete uma coisa pra esse teu pai : seja uma boa pessoa. Tenha sempre um bom coração.
ANINHA-Vou ter sim pai e o senhor ?
JOSÉ- Seja o que Deus quiser. O que importa é você.
Aninha sai correndo pelos fundos da casa. Nesse momento , José sai dando de cara com o coronel Leitão e seus homens fortemente armados.
LEITÃO- Finalmente saiu desgraçado.
JOSÉ- Seu covarde ! Covarde vindo com vários homens grilar as terras que eu tanto lutei para ter.
LEITÃO- Você vai pagar por ter me chamado de covarde. Peguem a menina. Eu quero ela bem bonitinha...
JOSÉ-Desgraçado covarde ! Atira. Atira !
Leitão atira em José que cai. Um dos homens chega dizendo que Aninha não esta lá. Todos os homens começam á correr atrás de Aninha.

Cena 02/Densa Floresta/Interior/Dia
Aninha corre apavorada por causa dos homens que querem pega-la. Leitão faz disparos e Anina continua correndo. Ela tropeça e cai num rio, dispersando-se dos homens. Corta para a casa dos padrinhos de Aninha.

Cena 03/Casa dos Padrinhos de Ana Francisca/Interior/Dia
A madrinha de Ana Francisca ferve um pouco de leite quente e ela bebe. O padrinho de Ana a consola.
MADRINHA- Toma esse leite assim você melhora filha.
ANINHA- Eu quero ter notícias do meu pai. O que será que pode ter acontecido com ele ?
PADRINHO- Daqui á pouco com cuidado vamos lá ver o que houve.
Os padrinhos confortam Aninha. Corta para sua antiga casa.

Cena 04/Casa de Ana Francisca/Exterior/Dia
Aninha chega e encontra seu pai morto. Os padrinhos á confortam.

Cena 05/Pedaço de Terra/Dia
O pai de Aninha é enterrado e ela chora , sofrendo muito. A Madrinha e o Padrinho se abraçam emocionados.

Cena 06/Casa dos Padrinhos de Ana Francisca/Interior/Dia
A madrinha divide o pouco de dinheiro que tem com Aninha.
MADRINHA-Metade pra você e metade pra gente.
ANINHA- Eu não posso aceitar.
MADRINHA-Não seja orgulhosa meu amor. Aceite.
Aninha aceita o dinheiro. O padrinho de Aninha á leva para uma estação de trem onde ela embarca indo para Ventura.

Cena 07/Ventura/Interior/Dia
É o aniversário da cidade de Ventura. A fanfarra composta por várias pessoas , entre elas Danilo , Guilherme, Olga , Graça e Celina dançam animados. Terêncio chega.
TERÊNCIO-Deêm uma parada. A dona Jezebel nem o prefeito chegaram ao palanque.
OLGA- Eu não posso acreditar ! Se eu continuar assim eu vou derreter por causa do sol. Meu cabelo vai ficar parecendo o de uma bruxa velha !
DANILO- Nunca você ficará parecendo como uma bruxa velha. Você é uma princesa.
OLGA FICA CONTENTE.
TERÊNCIO- Respeite a minha filha.
DANILO- Ora o que é bonito deve ser elogiado.
OLGA CONTINUA Á SORRIR.
TERÊNCIO- Bom , esperem todos. Descansem também.
O desanimo é total.

Cena 08/Casa de Barbará e Vivaldo/Interior/Sala/Dia
Barbará esta se arrumando ainda e esta indecisa sobre qual chapéu usar. Vivaldo chega apressando-a.
VIVALDO- Vamos Barbará , vamos logo !
BARBARÁ- Espere Vivaldo ! Eu como primeira dama não posso chegar desarrumada ao palanque.
VIVALDO- E eu como prefeito não posso chegar atrasado. Anda vamos logo.
BARBARÁ- Está bem vamos.
Barbará escolhe um chapéu e sai com Vivaldo.

Cena 09/Mansão de Jezebel/Interior/Quarto/Dia
Jezebel esta indecisa sobre qual vestido usar. Vários vestidos estão espalhados sobre a cama. Epaminondas chega nesse momento.
EPAMINONDAS-Pronta dona Jezebel ?
JEZEBEL- Como pronta ? Até agora não consegui encontrar nenhum vestido que me sirva. Veja este amarelo. Já o usei três vezes.
EPAMINONDAS- A senhora nunca usou este vermelho.
JEZEBEL- Este vermelho me deixa gorda. Pareço uma almondega com ele.
EPAMINONDAS- Nunca ! A senhora nunca pareceria uma almondega. A senhora é jovem , esbelta. Nunca ficaria parecendo uma almondega.
JEZEBEL-Tenho que dizer que você esta certo.
EPAMINONDAS-No máximo pareceria uma abobrinha !
Jezebel sente muita raiva e expulsa Epaminondas á gritos de seu quarto.
JEZEBEL- Ah como sofro !

Cena 10/Trem/Interior/Dia
Aninha dorme no trem descansando por causa de tudo o que houve com ela. Ela dorme enquanto o trem esta indo em direção á Ventura.

Cena 11/Mansão de Jezebel/Interior/Sala/Dia
Jezebel chega na sala de sua casa. Roseli entrega o telefone para ela.
ROSELI-Eu consegui encontrar o seu irmão dona Jezebel !
JEZEBEL-Como você é hein , Roseli ?
ROSELI-Eu sei. Sou muito eficiente.
JEZEBEL FALA COM LUDOVICO AO TELEFONE.
LUDOVICO-Jezebel , você me encontrou até aqui ?
JEZEBEL- Olá meu querido irmão como esta meu bem ? Liguei para dizer que vou ser homenageada aqui em Ventura. Vou receber do prefeito a chave da cidade !
LUDOVICO-Você me liga para dizer isso ? Então para aproveitar digo também: estou chegando aí em pouco tempo. Vou voltar ao Brasil para fiscalizar a fábrica.
JEZEBEL-Mas para que Ludovico. Você esta aí em Buenos Aires em tratamento , não precisa vir aqui não. Esta tudo bem na fábrica meu querido irmão...
LUDOVICO-Já esta decidido Jezebel.
LUDOVICO DESLIGA O TELEFONE. JEZEBEL FICA EM FÚRIA.

Cena 12/Ponte/Interior/Dia
Terêncio avista Jezebel chegando ao palanque e corre na fanfarra. Todos estão sentados morrendo de calor.
TERÊNCIO-Podem seguir ! Dona Jezebel já esta no palanque e o prefeito Vivaldo também !
TODOS SE LEVANTAM.
OLGA- Já era tempo. Meu cabelo esta parecendo cabelo de vassoura.
DANILO-Exagero seu Olga...Seu cabelo é belo e nunca irá parecer cabelo de vassoura.
OLGA SORRI.
TERÊNCIO-Vamos continuem !
ELES CONTINUAM A FANFARRA.

Cena 13/Estação de Trem/Interior/Dia
Margarido esta na estação de Trem á espera de Aninha. Ele a encontra.
MARGARIDO-É você minha querida ? É você Ana Francisca ?
ANINHA-Eu mesmo !
OS DOIS SE ABRAÇAM EMOCIONADOS.

Cena 14/Centro da Cidade/Palanque/Interior/Dia
Vivaldo entrega á Jezebel á chave da cidade.
VIVALDO-Aqui esta a chave da cidade ! Para uma moradora ilustre como a senhora.
JEZEBEL-Obrigado , obrigado. Posso dizer umas palavrinhas ?
VIVALDO-Claro que pode !
QUANDO JEZEBEL COMEÇA Á FALAR A FANFARRA COMEÇA Á DANÇAR E TOCAR IMPEDINDO QUE JEZEBEL FALE. BARBARÁ SORRI. NESSE MOMENTO , MARGARIDO E ANA FRANCISCA CHEGAM DE CARROÇA. O CAVALO NÃO ANDA E QUANDO MARGARIDO DESCE PARA FALAR COM ELE , O CAVALO ANDA E ANINHA NÃO CONSEGUE PARAR ELE. DANILO DEIXA A FANFARRA E PULA NA CARROÇA PARANDO O CAVALO DESGOVERNADO, IMPEDINDO QUE ELE BATESSE NO PALANQUE EM CIMA DE JEZEBEL E SALVANDO ANINHA. TODOS APLAUDEM DANILO. ANINHA OLHA PARA ELA EMOCIONADA.
                                            CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário